A ovulação é um momento do mês que mexe com o organismo feminino, quando o corpo se prepara para a reprodução. Essa fase ocorre, em geral, na metade do ciclo, e é aí que muitas mulheres começam a sentir a chamada dor na ovulação, também conhecida como dor do meio, justamente pelo período em que ela acontece. Essa dor se localiza embaixo do ventre e pode até ser caracterizada por fortes dores abdominais.
Antes de entender como sanar essa dor, é importante saber que o ciclo menstrual está dividido em três fases:
Proliferativa: inicia com o primeiro dia de sangramento. Neste momento, se desenvolvem os folículos, que carregam, no seu interior, os óvulos. Estes folículos, uma vez desenvolvidos, incentivam a produção de estrogênio.
Ovulatória: ocorre no meio do ciclo, quando os níveis de estrogênio aumentam e produzem o óvulo maduro, que é liberado.
Secretora: depois da ovulação acontece o desenvolvimento do corpo lúteo, que é o cisto que secreta progesterona.
E como tratar esse problema?
A dor na ovulação é relativamente comum, no entanto, se ela for muito intensa ou se permanecer por muito tempo, a sugestão é procurar um médico o quanto antes. Geralmente dura 24 horas, e, para aliviar o desconforto, é possível tomar analgésicos ou anti-inflamatórios com base na orientação médica.
Além disso, também pode-se aplicar compressas quentes na região do abdome inferior ou tomar um banho quente para ajudar a aliviar o desconforto, e em casos de mulheres que sentem frequentemente essa dor na ovulação, ela pode ser prevenida com o uso da pílula anticoncepcional, que também só pode ser aconselhada por um médico. Assim como qualquer dor pélvica, a dor na ovulação pode causar verdadeiros transtornos às mulheres.
Fonte: laboratoriodamulher