Além de proporcionar alguns segundos de prazer e relaxamento, um orgasmo impacta diretamente a saúde. O site britânico ‘The Daily Mail’ divulgou uma lista com os 12 benefícios do orgasmo para o bem-estar humano.
- Um orgasmo por dia pode evitar algumas consultas médicas
Um folheto informativo da National Health Service (NHS), o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, para estudantes universitários do país constatou que o sexo regular e a masturbação ajudam a combater o estresse e à depressão, assim como na diminuição de dores e do risco de se ter câncer de mama.
- O orgasmo estimula o cérebro da mulher
Pesquisadores da Rutgers University, nos Estados Unidos, utilizaram a ressonância magnética para analisar a atividade cerebral durante o orgasmo.
As imagens do cérebro da terapeuta sexual Nan Wise, de 54 anos, mostraram que quando uma mulher atinge o orgasmo, quase todas as atividades cerebrais são ativadas. Inclusive as partes relacionadas a memória a emoção.
- Melhor que remédio para dormir
Atingir o orgasmo e dormir não é uma característica exclusiva dos homens. Um estudo realizado com 2.632 mulheres norte-americanas descobriu que 39% das mulheres que se masturbavam para poder dormir. Os pesquisadores descobriram que a oxitocina liberada durante o orgasmo ajuda no sono.
- Dose de vitamina C
Um orgasmo pode resultar em menos gripes e resfriados. Ter relações sexuais uma ou duas vezes por semana aumenta a Imunoglobulina A, um anticorpo encontrado na saliva e na narina que aumenta a capacidade do sistema imunológico para combater bactérias.
- Qualidade da pele
A cantora norte-americana Lady Gaga disse, em uma entrevista para uma revista que o segredo de sua beleza bonita e jovial ‘é muito orgasmo’.
E ela tem razão. O sexo estimula o organismo a produzir substâncias preciosas para a aparência e o bem-estar. É uma descarga de tensão que leva o organismo a um equilíbrio, e isso reflete na pele. Além disso, ao fazer sexo a pessoa oxigena melhor todos os órgãos e libera hormônios que beneficiam o corpo e a pele.
Veja mais outros benefícios, em inglês. Leia a matéria completa.