fbpx
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin

Higiene Genital Masculina – Como fazer.

Novembro azul se inicia ressaltando a importância na prevenção do câncer de próstata.  É um mês que se volta para o cuidado com a saúde do homem e diante disso, o tema higiene íntima masculina torna-se relevante. Tão importante, contudo, encarada pelos homens, em sua grande maioria, como exagero. De certo que o pensamento é que só é necessário lavar a região com água e sabão na hora do banho, mas a afirmativa não corresponde à verdade. A higiene íntima masculina requer cuidados e a falta desse hábito pode provocar inflamações e irritações na área genital.

MANEJO DA HIGIENE INTIMA MASCULINA

  1. NA MICÇÃO:

                Se muitos homens se esquecem de lavar as mãos após urinar, imagina antes?! Lavar as mão antes de urinar é muito importante, porque diminui o risco de levar bactérias e fungos para a região genital. Quando o homem toca o pênis com a mão suja, pode estar contaminando a mucosa e a pele da região com germes acumulados. Embora não exista o hábito, também é preciso enxugar o pênis com papel higiênico após urinar. As gotas de urina que ficam na cueca quando em contato com a pele podem provocar uma inflamação local ou mesmo infecções fúngicas.

  • NO BANHO:

                Na hora do banho deve-se lavar o pênis com cuidado e atenção. Além de evitar o mau odor, a limpeza correta ajuda a prevenir infecções por bactérias e fungos. Para limpar completamente o pênis é preciso puxar o prepúcio (pele que recobre a glande ou cabeça do pênis) até o aparecimento total da glande, lavando com água e sabão ou sabonete até sair o esmegma. O esmegma é uma secreção branca composta de células descamadas da pele e óleos produzidos por glândulas penianas. Os homens que não operaram fimose devem ter cuidado redobrado, pois o prepúcio estreita a passagem da glândula facilitando o acúmulo de sujidades. A maioria dos homens podem usar um sabonete com pH neutro (pH = 7). No entanto, homens que apresentam uma pele mais sensível ou tenham propensão a alergias, podem usar um sabonete íntimo masculino com pH ácido (pH entre 5 e 6).

  • APÓS O ATO SEXUAL:

                Importante é lavar o pênis após a relação sexual a fim de ajudar a remoção de resíduos de sêmen e o excesso de lubrificante do preservativo. Nas relações sem o uso de preservativo a higiene do pênis remove o resíduo de esperma misturado as secreções vaginais. A higiene adequada pode diminuir a probabilidade de infecção, todavia NÃO garante proteção.

  • DEPILAÇÃO:

                Não é necessário depilar completamente os pelos pubianos. Urologistas inclusive, recomendam que não seja realizada. Recomenda-se manter os pelos pubianos sempre aparados e a região sempre limpa evitando o acúmulo de fungos e bactérias.

  • ROUPAS INTIMAS:

                Os melhores modelos indicados para melhora da circulação de ar na região genital são as cuecas samba canção ou boxer, por serem mais folgadas. As cuecas de algodão são mais macias e confortáveis e absorvem melhor a transpiração do que as de tecido sintético.

NÃO ESQUEÇA!

– SEMPRE VERIFIQUE SUA REGIÃO ÍNTIMA ATENTANDO PARA A PRESENÇA DE QUAISQUER ALTERAÇÕES, TAIS COMO FERIDAS, BOLHAS, VERMELHIDÃO E VERRUGAS.

– VISITE SEU UROLOGISTA REGULARMENTE.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat