fbpx

Incontinência urinária: 9 dicas para lidar com ela

A gente prega muito a liberdade de ir e vir, sem que acontecimentos naturais dos nossos corpos nos travem. Uma delas, que acontece com muitas pessoas acima dos 50 ou 60 anos — principalmente mulheres —, é a incontinência urinária. Um fato que não dá para negar, amores, é que buscar ajuda médica é essencial para a doença não avançar e para buscar tratamento e para buscar tratamento!

Mas além disso, há outros modos de ajudar a diminuir os sintomas e ter uma rotina livre para fazer o que você quiser — seja a incontinência por esforço ou por urgência. Vem cá que a gente separou 9 dicas perfeitas para você lidar com a incontinência de uma vez por todas!

1. faça exercícios pro assoalho pélvico

Isso mesmo, gatinhas! A gente pode colocar até o nosso assoalho pélvico para malhar! Brincadeiras a parte, esse é um exercício essencial para fortalecer a musculatura pélvica e evitar episódios em que haja escapes de urina. Sabe o que mais esse tipo de exercício ajuda? No desempenho sexual.

Por isso nunca é cedo demais para começar. Procure a ajuda de um profissional para que passe as dicas corretas de como os exercícios devem ser feitos.

2. use calcinha absorvente para incontinência

Outra dica para lidar com líquidos indesejados no dia a dia é você usar calcinhas absorventes para incontinência. Assim você fica sequinha e protegida sem incômodos dos escapes e pode seguir sua rotina normal sem preocupações. Essa peça consegue absorver até 100 ml de urina. Este cuidado é essencial para a proteção a sua higiene íntima e ph da flora vaginal também. A dry é feita com a tecnologia absorvente da pantys, a única clinicamente aprovada do mundo!

Ainda é super prática de cuidar: é só lavar com um sabão neutro e água e depois colocar para secar!

3. corte o cigarro

Fumar também pode agravar os casos de incontinência, sabiam? O que acontece é que a nicotina presente no cigarro acaba estimulando o músculo da bexiga, dando aquela vontade urgente de fazer xixi. Até mesmo aquela tossinha – que fumar às vezes causa – pode forçar a bexiga, causando uma incontinência por esforço.

4. tenha atenção aos exercícios físicos

Que exercício faz bem para inúmeras coisas na nossa vida, a gente já tá ligada, né, amores? Podem até diminuir as cólicas menstruais. Mas quem sofre com incontinência urinária precisa prestar atenção no tipo de atividade que vai fazer.

Treinos de alto impacto como pular corda e crossfit não são recomendados, já que fazem mais pressão nos músculos que formam o assoalho pélvico. Um tipo de exercício recomendado é o pilates, porque ele não tem movimentos bruscos e ainda ajudam no fortalecimento dos músculos e alongamento.

5. mantenha um peso equilibrado

Nosso peso também pode influenciar os casos de incontinência urinária. Ou seja, se estamos com muito excesso de peso, a pressão feita na bexiga e uretra vai ser maior que o nosso corpo pode suportar, o que pode facilitar que ocorra episódios de perda involuntária de urina.

6. cuide da sua alimentação

E até a alimentação pode afetar e piorar os vazamentos. Fica a dica: comidas com muitos condimentos — como ketchup, mostarda, vinagre, açúcar e outros — ou mesmo aquelas muito ácidas acabam irritando a bexiga, favorecendo episódios de incontinência. Por isso preferir comidas menos industrializadas e mais naturais é um bom investimento para a sua saúde.

7. não exagere na cafeína

Não tem jeito, o cafezinho do brasileiro é a nossa marca registrada! Mas se você tem incontinência urinária, a dica é diminuir o consumo, porque a bebida acaba irritando a bexiga também. Isso acontece por conta da cafeína — também presente no café, refrigerantes, alguns chás, chocolates e energéticos.

Mas calma! Também não quer dizer que nunca podem ser consumidos, só a quantidade que não pode ser grande. Outra opção é testar as versões descafeinadas e intercalar com o consumo de água e chás de frutas.

8. não exagere no álcool

O consumo não exagerado de álcool vale para muitas questões de saúde. Por isso ele aparece aqui também, já que esse tipo de bebida é diurética, ou seja, aumenta o fluxo urinário e te faz ficar com vontade de fazer xixi mais vezes. A consequência pode ser o aumento do risco da incontinência.

9. seja aquela pessoa h-i-d-r-a-t-a-d-a 💧

Água é vida! Mas quem tem incontinência urinária pode ter a concepção errada de que: se beber mais água, vai dar mais vontade de ir ao banheiro e, consequentemente, estimular o problema.

Até que tem lógica em um primeiro momento. Mas pasmem: na verdade, isso acaba piorando os sintomas, já que deixa a urina bem concentrada e até reduz a capacidade de funcionamento da bexiga. Deu até sede depois dessa!

Esperamos que essas dicas te ajudem a enfrentar a incontinência urinária e, principalmente, que a sua qualidade de vida melhore! Reforçamos que nada substitui a visita a um especialista, viu?

Fonte: https://www.pantys.com.br/blogs/pantys/incontinencia-urinaria-dicas-para-lidar-com-ela

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como posso te ajudar?