O DIU de cobre modifica as condições dentro do útero e altera as características morfológicas do endométrio, o que acaba dificultando a passagem do espermatozóide para a tuba (trompa) não ocorrendo a fecundação. O DIU de cobre pode provocar aumento do fluxo menstrual e das cólicas menstruais.
O DIU de prata consiste na combinação da prata e do cobre com o intuito de diminuir a fragmentação do cobre no organismo e com isso, promete aumentar a eficácia e reduzir a chance de intensificar o fluxo e as cólicas menstruais.
O DIU hormonal ou SIU ou de MIRENA libera um hormônio chamado Levonorgestrel (progesterona) em uma taxa constante, no entanto em quantidades muito pequenas. O DIU hormonal controla o desenvolvimento do endométrio (camada que reveste o útero) impedindo que fique suficientemente espessa para possibilitar a gravidez. Em alguns casos, o DIU hormonal é indicado para o tratamento do sangramento excessivo, como proteção contra a hipertrofia endometrial (aumento excessivo da camada que reveste o útero) e também para pacientes que não desejam os incômodos da menstruação.