fbpx
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin

Quando é necessário realizar a Colposcopia?

Você sabe quando é necessário realizar a Colposcopia? Entenda melhor o que é o exame de colposcopia e quando é necessário realizar o procedimento

Você já ouviu falar em colposcopia? Sabe o que é? Trata-se de um exame que auxilia no rastreamento de câncer de colo do útero, junto com o Papanicolau e outros testes específicos para detecção do HPV. A colposcopia é um exame complementar, que visa diagnosticar lesões que antecedem o câncer.

No exame, o/a ginecologista avalia o colo do útero e a vagina com as lentes de aumento de um aparelho chamado colposcópio.Com o auxílio de soluções corantes, o médico tem condições de detectar lesões precocemente, que podem levar ao câncer do colo do útero. Muitas dessas lesões podem necessitar de biópsias – retirada de pequeno fragmento dessa região.

Quando o exame de Colposcopia é solicitado?

Caso o resultado da citologia do colo do útero (Papanicolau) forem alterados, a colposcopia é recomendada para confirmar o resultado. Com ou sem biópsia, o exame auxilia a determinar a necessidade de realizar um tratamento. Porém, nem todas as mulheres que apresentam anormalidades precisam de tratamentos.

Algumas vezes, o exame de Papanicolau  registram anormalidades porque detecta infecções genitais em geral. Nesse caso, recomenda-se realizar o tratamento indicado pelo(a) ginecologista e, posteriormente, fazer mais uma vez o exame. Apenas quando o Papanicolau aponta alterações como infecção pelo HPV, a colposcopia é indicada.

Converse com um Ginecologista e realize exames periodicamente.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Open chat