SANGRAMENTO UTERINO ANORMALO que é SUA (sangramento uterino anormal)?Sangramento do útero de forma anormal, tanto na regularidade, no volume, na frequênciaou na sua duração, que pode comprometer a rotina da mulher e debilitá-la nas funçõesde seu dia a dia. Em alguns casos, essa condição pode ser tamanha que pode haverindicação de histerectomia (retirada de útero).
Causas:
De acordo com a FIGO (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetricia), certamente, há uma classificação da SUA segundo causas estruturais e não estruturais.
– Causas estruturais: PÓLIPOS, ADENOMIOSE, LEIOMIOMAS e CÂNCER.
– Causas não estruturais: COAGULOPATIA, OVULATÓRIA, ENDOMETRIAL, IATROGÊNICA,NÃO CLASSIFICADA.
Diagnóstico:
– História clínica detalhada com identificação de fatores de risco para câncer e deantecedentes, coagulopatias, medicações em uso.
– Exame físico.- Hemograma e exames de sangue específicos.
– Ultrassonografia pélvica ou transvaginal.
– Video histeroscopia diagnóstica: importante ferramenta para detecção de alterações doendométrio (camada interna do útero), pólipos, miomas, que podem ser fatores quecausam sangramento anormal, bem como permite a realização de biópsias que sãoencaminhadas para análise com detecção precoce de anormalidades e tratamentoeficaz.
Tratamento:
O tratamento do sangramento uterino anormal é realizado de acordo com a causa, que pode ser medicamentoso (progestágenos combinados ou isolados), de uso cíclico oucontínuo, implantes, dispositivos intrauterinos hormonais, vídeo histeroscopia cirúrgica, bem como outros tratamentos indicados de acordo com a avaliação do ginecologista.
A vídeo histeroscopia, tanto diagnóstica quanto a cirúrgica, contribuem para odiagnóstico e tratamento preciso das possíveis causas de sangramento uterino anormalde forma minimamente invasiva com correções que podem evitar a histerectomia(retirada do útero).
Precisa de mais informações ou ajuda com sangramento uterino anormal? Agende uma consulta com nossos especialistas agora mesmo!