A reflexologia podal é uma técnica de massagem relaxante que atua em todo o corpo, porém é realizada somente nos pés.
Nem todos os incômodos que sentimos no dia a dia e que nos causam mal estar, precisam de remédios para serrem curados ou, ao menos amenizados. Pelo menos este é o princípio da digitopressão, uma técnica da medicina tradicional chinesa em que apenas com pressão em pontos estratégicos do nosso corpo conseguimos aliviar dores e problemas de saúde.
Podemos reduzir ou eliminar dores como coloca menstrual, dor na coluna e de cabeça e uma “dupla” que atualmente atinge muitas pessoas: estresse e ansiedade.
Entre outras indicações comuns temos:
- Prisão de ventre
- Alteração da pressão arterial
- Constipação
- Dor na coluna
- Labirintite
- Inchaço nas pernas
- Cálculos renais
- Asma
- Hipertensão
- Colesterol
- Tireóide
- Inflamação
- Equilíbrio de cálcio
Objetivo da Reflexologia
O objetivo do tratamento é normalizar as funções do corpo e melhorar o funcionamento do fluxo de sangue por todo o corpo.
Contraindicações da Reflexologia Podal
As contraindicações da reflexologia se aplicam em casos de pessoas com diabetes que apresentem machucados nos pés, mulheres em gestação, pessoas que fazem uso do marcapasso, pessoas em processos de alergia na pele ou dermatite, pessoas que apresentam varizes expostas, trombose ou fraturas.
Em casos de pessoas com diabetes o tratamento se torna inviável devido aos coágulos de sangue que facilmente se criam nas veias do corpo do doente. Esses coágulos sanguíneos não devem ser deslocados, como propõe a reflexologia podal.
Na reflexologia podal estimula-se a circulação sanguínea para que todos os órgãos possam ser capazes de receber os nutrientes presentes no sangue, e, para que ocorra a liberação de toxinas, o que no caso de diabéticos não seria o recomendado.