fbpx
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin

Menopausa precoce pode indicar problemas de saúde

03 de abril de 2020 (Bibliomed). A Idade da Menopausa Natural (IMN) é considerada um marcador de morbidade e de mortalidade relacionada à idade na vida pós-menopausa. A multimorbidade afeta mais de 60% das mulheres mais velhas e foi reconhecida como a “condição crônica” mais comum. Poucos estudos examinaram a associação entre IMN e o desenvolvimento de multimorbidade.

Pesquisadores da University of Queensland, em Brisbane, na Austrália, conduziram um estudo nacional envolvendo 11.258 mulheres daquele país, com idades entre 45 e 50 anos em 1996, que foram acompanhadas até 2016. Aproximadamente a cada três anos, informações sobre idade na menopausa natural e 11 condições crônicas foram estimadas; a multimorbidade foi definida como duas ou mais dessas condições.

Os pesquisadores descobriram que 2,3% das 5.107 mulheres que relatam sua idade de menopausa natural sofreram menopausa prematura (=40 anos) e 55,1% desenvolveram multimorbidade. Mulheres com menopausa prematura aumentaram as chances de apresentar multimorbidade aos 60 anos em comparação com aquelas que tiveram a menopausa com idades entre 50 e 51 anos. A incidência aumentada da maioria das condições crônicas individuais também foi observada entre as mulheres com menopausa prematura.

O estudo concluiu que a menopausa prematura está associada ao desenvolvimento de multimorbidade. O estudo foi publicado online em 20 de janeiro de 2020 na revista Human Reproduction.

Fonte: Human Reproduction. DOI: 10.1093/humrep/dez259.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

fonte: Boasaúde (boasaude.com.br)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Open chat