fbpx
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin

Tudo sobre perimenopausa e menopausa

Este artigo está disponível também em: Englishespañol

*Tradução: Juliana Secchi

Coisas importantes a saber:

  • Menopausa é quando o ciclo menstrual deixa de acontecer. A idade média para a menopausa é 51 anos nos países ocidentais, apesar de que etnia, comportamento e meio ambiente podem influenciar sua chegada.
  • Perimenopausa é a transição para a menopausa. Alterações menstruais começam, em média, 4 anos antes da menopausa, apesar de não ser igual para todo mundo.
  • Mudanças no estilo de vida, medicamentos e suplementos podem ajudar com os desconfortos da menopausa.

O que é a menopausa?

Menopausa é quando o ciclo menstrual chega ao fim e a gravidez não é mais possível. A palavra “menopausa” vem da raiz grega “men“, que significa “mês” e “pausis” que significa pausa ou interrupção.

A menopausa é uma experiência única – os seres humanos são uma das quatro espécies no planeta que passam por esse fenômeno (1). Para algumas pessoas, é tanto um fim como um começo. Pode trazer uma série mudanças e, para algumas pessoas, pode ser que as mudanças não sejam significativas.

A menopausa pode acontecer naturalmente, mas também pode ser induzida por cirurgia ou tratamento com determinados medicamentos. Tecnicamente, a menopausa começa depois da sua última menstruação, mas seu profissional de saúde vai considerar que você atingiu a menopausa após 12 meses sem menstruar (2).

O que é a perimenopausa?

Perimenopausa é a transição do corpo para a menopausa (“peri” vem do termo grego para “em torno de”). Você pode não ter ouvido esse termo antes, porque as pessoas geralmente confundem perimenopausa (a menstruação de transição) com menopausa (a fase depois da última menstruação).

A perimenopausa pode ter duração curta, como alguns meses ou durar até 8 anos. Em média, ela dura entre 4 a 5 anos (3, 6). Durante a perimenopausa, os níveis hormonais oscilam e então declinam, abrindo espaço para novas sensações, sintomas e mudanças. As experiências com a perimenopausa variam muito entre pessoas e culturas.

Por que é importante saber sobre a menopausa e a perimenopausa

Todas as mulheres e pessoas que menstruam passam pelo processo natural de envelhecimento e vivenciam essas fases da vida. Apesar disso, essas fases seguem pouco abordadas tanto na cultura quanto em pesquisas.

Saber quais mudanças são possíveis pode ajudar você a identificar sua própria transição. Da mesma forma, uma vez que ainda é possível ter ou desenvolver condições reprodutivas como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou endometriose durante a perimenopausa, é importante saber quais são os sintomas prováveis da perimenopausa e quais sintomas podem sinalizar outra coisa.

Fonte: Tudo que você precisa saber sobre perimenopausa e menopausa (helloclue.com)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Open chat